A educação escolar, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação pessoal.

São objetivos da ação educacional do Colégio Marco Polo:

Autonomia: Desenvolvimento da capacidade de resolver problemas;

Pesquisa:
        a) desenvolvimento da busca de novos conhecimentos;
        b) busca da construção do conhecimento;
        c) desenvolvimento do aspecto de participação nas soluções; e,
        d) criatividade.

Afetividade:
         a) desenvolvimento da sociabilidade; e,
         b) desenvolvimento das relações interpessoais.

Prima-se pela garantia do padrão de qualidade do ensino, respeitando a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, em coerência com a Proposta Pedagógica.

É objetivo específico do Ensino Fundamental a formação integral da criança e do pré-adolescente, sendo que seus conteúdos e métodos são selecionados de acordo com as fases de desenvolvimento do aluno, respeitando o crescimento individual e social do educando.

I – Formação humanista: faz com que o aluno adquira um conhecimento constante, atualizado, de caráter global e abrangente e, sobretudo, estruturado em fundamentos filosóficos e teorias científicas, voltado para o homem contemporâneo;

II Aprendizado crítico: possibilita ao aluno o conhecimento dos princípios e idéias fundamentais da humanidade, centrado no processo ensino-aprendizagem, em que o aluno, orientado pelo professor, seja agente participativo da aprendizagem, tornando-se indivíduo capaz de ver e sentir a sua importância na participação comunitária e na ação social;

IIIRelacionamento social: capacita o aluno para a interação em sociedade de forma consciente e positiva, desenvolvendo e aprimorando valores de integridade pessoal e profissional.